Publicidade
sexta-feira, 20 setembro 2024
Publicidade
HomeTecnologia e EmpreendedorismoPCDF atrai visitantes na Campus Party com desafio sobre crime cibernético

PCDF atrai visitantes na Campus Party com desafio sobre crime cibernético

Com estande aberto até domingo (9), polícia premiará vencedores da disputa e fará palestras

Para quem não sabe como funciona o trabalho na área de crimes cibernéticos terá a oportunidade de checar de pertinho. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) está com um estande aberto para visitação ao público na 5ª edição da Campus Party Brasília, que começou na quarta-feira (5) e vai até este domingo (9).

São três desafios lançados pelo IC/PCDF que simulam parte do trabalho pericial. Gabriel Velasco, do Instituto de Criminalística (IC), explicou como funcionam as atividades. O vencedor ganha uma mini viatura, que também é uma caixinha de som Bluetooth, e do 2º ao 10º colocado levam uma caneca personalizada da seção de perícia de informática.

“Tem várias atividades que a gente bolou, desde perguntas mais simples até uns desafios maiores, como a parte de descriptografar um disco, por exemplo, ou recuperar mensagens perdidas no WhatsApp… Parte do trabalho pericial é esse: a gente busca a prova, que às vezes não está visível, a princípio, para recuperar e oferecer uma prova técnica”, explica Velasco.

Um desses participantes foi o jovem Giovanni Leles Nogueira, 18 anos. Ele estuda ciência da computação e disse não ter exatamente interesse na área policial, mas se interessou pelo desafio. “Estou explorando várias áreas como segurança e analista de dados. É um mundo inteiro dentro da computação e essa é uma das aplicações, de estudos forenses e investigação, atos criminosos dentro de celulares, encontrar criminosos por IP… Topei pelo desafio”, contou.

Palestrante do evento, o perito criminal Leandro Oliveira avalia que o desafio deve atrair um bom número de pessoas. “O objetivo foi incentivar a galera jovem no sentido de ‘tem como você trabalhar com invasão de dispositivos de forma legal’, ou seja, com autorização da justiça, contribuindo para a sociedade”, observa.

O estande da Polícia Civil fica logo na entrada da Campus Party, com uma viatura Porsche 911 Carrera 992, obtida de uma apreensão da PCDF. E conta com representantes da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), além de representantes da Divisão de Inteligência Policial.

 

Relacionados
Publicidade

Veja também

Redação 01 Notícias
Redação 01 Notíciashttp://zeroumnoticias.com.br
Portal Zero Um Notícias de Brasília, Goiás e Brasil.