
Com o ano letivo de 2025 prestes a iniciar, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jussara (SMEC) promove eventos com profissionais da educação da rede municipal de ensino. A iniciativa é uma oportunidade para que educadores de todo o município reflitam, discutam e se atualizem sobre o processo educacional. Na sexta-feira (17), uma palestra com o tema “Habilidades emocionais para gestão de conflitos” foi ministrada por Walesca Leite de Andrade Borges. O evento aconteceu no auditório Manoel Soares de Castro da Câmara Municipal e cerca de 400 profissionais de diversas áreas da rede de educação municipal compareceram para acompanhar toda a programação. A palestra foi realizado em parceria com o Sebrae Goiás, que tem se colocado ao lado de várias prefeituras no estado de Goiás no início deste ano letivo.
Especialista em inteligência emocional e comportamento humano, com cerca de oito anos de experiência nas áreas de vendas, liderança e produtividade, Walesca decidiu trabalhar com o tema inteligência emocional para ajudar os profissionais a trabalharem emoções e comportamentos dos seus colaboradores. A intenção é que, de forma mais assertiva e humanizada, possam alcançar seus objetivos. Ela comentou que já trabalhou com esse processo e observou que muitas pessoas precisavam desse apoio.

A analista Lara Bianna, da Regional de Jussara do Sebrae Goiás, explica que o evento foi possível porque a administração municipal tem trabalhado para firmar parcerias benéficas para todos, como o caso da prefeitura e o Sebrae. Lara destaca que o evento foi um sucesso, primeiro pela quantidade de profissionais presentes e também pela qualidade da palestra ministrada pela Walesca Borges. “Foi uma aula de motivação para os profissionais de educação que voltam já na próxima segunda-feira (20), para as salas de aulas. Todos tem que estar motivados para encarar essa jornada de cada dia mais melhorar a educação das crianças. Essa é uma oportunidade incrível para quem deseja avançar nos conhecimentos e melhorar a cada dia”, afirma.
Sirleny Souza da Mata, coordenadora pedagógica geral da Secretaria de Educação, destacou que é importante iniciar um ano com todos os profissionais voltados para o mesmo objetivo: fazer uma educação cada vez mais reconhecida e pelos resultados alcançados. “Com o esforço de todos os envolvidos, o encontro é um momento de acolhida de todos os servidores da educação para que eles entendam a importância e cada um, independe da sua função”, ressalta a coordenadora. Diretores, coordenadores, secretários, estagiários, serviços gerais, motoristas, segundo Sirleny, estão envolvidos no processo de alfabetização e da educação inclusiva. A coordenadora também reforça que 2025 será um ano de buscar melhores resultados não só no quinto ano, como também na alfabetização.
O Secretário de Educação de Jussara, Dr. Marcos de Aguiar Guimarães, ressalta que o objetivo é abrir o ano letivo 2025 com o repasse das diretrizes a toda a rede municipal de ensino. Para ele, o evento apoiado pelo Sebrae dá aos profissionais as condições para que iniciem os trabalhos mais motivados e em busca de alcançar os objetivos para a educação do município. “A educação é desafiadora e, por isso, é necessário ter maior controle emocional para enfrentar os desafios que acontecem. É preciso acreditar no trabalho que se realiza”, disse.

Para 2025, Dr. Marcos quer resultados melhores que os do ano passado. “Apesar de considerar os resultados de 2024 positivos, a meta é superar e a equipe já entendeu o espírito de continuar avançando e melhorando, e com crianças sendo alfabetizadas na idade certa”, comentou. Para ele, tudo isso se faz com equipe motivada e disposta a trabalhar. O secretário ainda fez um agradecimento a parceria com o Sebrae Goiás, pois permite avançar e ter a oportunidade de experiências com a palestra desta sexta-feira.
Neste ano, a secretaria planeja inúmeras ações importantes, e um dos desafios é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações, além de potencializar projetos já desenvolvidos e de iniciar novos.
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