Publicidade
quarta-feira, 27 novembro 2024
Publicidade
HomeTecnologia e EmpreendedorismoPrograma de Aceleração de Moda Autoral do Sebrae Goiás impulsiona o setor...

Programa de Aceleração de Moda Autoral do Sebrae Goiás impulsiona o setor no estado

Publicidade
Programa levou empresas para o Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, em agosto deste ano (Fotos Edmar Wellington)

O Programa de Aceleração de Moda Autoral do Sebrae Goiás é uma iniciativa inovadora que tem como objetivo impulsionar o setor de moda no estado. Em parceria com o Instituto Rio Moda e ABP Moda, ofereceu no início do ano suporte e capacitação para marcas autorais locais. Os quatro principais eixos do programa foram ‘Capturando o Entorno’, ‘Concebendo uma Coleção’, ‘Acessando o Mercado’ e ‘Gerindo o Processo’. Para cada eixo são desenvolvidas ações como palestras, instrutorias presenciais, mentorias coletivas online e consultorias individuais, conduzidas por facilitadores renomados em cada área de atuação.

Para a gestora de Moda da Regional Central, Beatriz Dorneles, o Programa de Aceleração de Moda Autoral não apenas fortalece as marcas locais, mas também promove a sustentabilidade e a inovação no setor. Ela explica que, ao capacitar empreendedores e designers, o programa contribui para a criação de produtos de alta qualidade e com identidade própria, o que favorece o aumento da competitividade das marcas goianas no mercado nacional e internacional. “Ao fomentar a moda autoral, o Sebrae Goiás ajuda a preservar e valorizar a cultura local, criando um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico e social”, garante.

Com duração de quase seis meses, o programa foi criado para atender pequenos negócios de moda autoral que incluiu dois grupos: um de empresas em estágio inicial e outro já com uma maturidade mediana de mercado. Por meio das metodologias aplicadas, os objetivos do programa foram inserir as 22 empresas participantes no Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, que aconteceu em agosto, em parceria com o Senac; a formação dos empresários; e o aumento no faturamento acima de 10%. “Todos os objetivos foram cumpridos e, em média, os empresários conseguiram quadruplicar o faturamento, ou seja, chegaram a faturar 40% mais depois da participação na aceleração”, comemora a gestora do projeto.

A gestora de moda da Regional Central, Beatriz Dorneles, explicou os avanços do programa

Durante o Amarê Fashion, parte das empresas colocaram em exposição os produtos autorais e participaram de um desfile coletivo. Com tema Monumento em Movimento, foi uma homenagem a várias obras artísticas de grande importância histórica e arquitetônica de Goiânia, com peças e acessórios baseados nesse conceito.

No segundo semestre, o Sebrae Goiás tem realizado consultorias de gestão para as empresas do grupo, extraprograma de Aceleração. Isso é feito para que esses empreendimentos de moda autoral possam também ter conhecimento de gestão financeira, de RH, marketing e redes sociais, entre outros cursos com temas necessários para promover uma boa gestão das empresas.

Os resultados, de acordo com a gestora Beatriz, foram alcançados além da expectativa. “Além de conseguirmos trabalhar bem uma série de fatores que contribuíram para o aumento de um indicador importante como o faturamento, o programa contribuiu para o desenvolvimento e a valorização dessas empresas da moda autoral, trabalhando de forma individual a melhoria de produto de acordo com a complexidade de cada uma e favorecendo a visibilidade e o acesso a mercado.”

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

Relacionados
Publicidade

Veja também

Redação 01 Notícias
Redação 01 Notíciashttp://zeroumnoticias.com.br
Portal Zero Um Notícias de Brasília, Goiás e Brasil.