Publicidade
quarta-feira, 4 dezembro 2024
Publicidade
HomeTecnologia e EmpreendedorismoPrograma de capacitação de contadores contabiliza sucesso em 2024

Programa de capacitação de contadores contabiliza sucesso em 2024

Publicidade

A parceria entre Sebrae, Conselho Regional de Contabilidade (CRCGO) e Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), em 2024, voltada à capacitação dos profissionais e empresas da área de contabilidade em Transformação Digital, o Programa Contabilizando Resultados, foi um sucesso. Na segunda-feira (2), foi realizado o Encontro de Negócios para apresentação dos resultados, no auditório da sede do Sebrae em Goiânia. Estavam presentes as equipes das instituições, os consultores e os representantes de empresas de contabilidade que participaram do programa. A gestora do Sebrae Gleice Melo apontou que as empresas passaram de 3,40 para 3,90 no que se refere a maturidade digital (nota máxima é 4) e em média tiveram melhoria de resultados de 14,55%.

A gestora Gleice Melo, do Sebrae, ressaltou as atividades realizadas no programa

Para Gleice, esses resultados superaram as expectativas. “Realizamos durante todo esse período consultorias individualizadas presenciais em Goiânia e on-line para várias cidades em Goiás para que não só os profissionais da capital pudessem ter acesso a essa jornada de conhecimento que proporcionou um salto de qualidade que trouxe diferenciais para os profissionais desse nicho”, avaliou a gestora.

A gerente Regional de Atendimento do Sebrae Goiás, Camila Moreira, falou durante a abertura do evento que a dedicação de todos favoreceu os excelentes resultados que apontaram uma melhoria de 41% no eixo de Comunicação, 39,76% na Estratégia das Empresas, 10,65% em Tecnologias, 5% na Gestão de Pessoas e 3,25% na questão de Dados.

Camila Moreira, gerente Regional do Sebrae, falou dos resultados apresentados

A presidente do CRCGO, Sucena Hummel, disse que o programa é de extrema importância porque o contador também é um empreendedor. “A contabilidade mudou, se transformou. O contador é um ponto de apoio também para o cliente dele que é empresário. Sempre falo que o contador é empresário, ele gere uma empresa, e ter essa parceria com o Sebrae abre a visão e outras oportunidades também de negócio. Não basta só empreender, você tem que também ter gestão, planejamento, estar atualizado com as mudanças”, enfatizou Sucena.

Ela conta que participou do Contabilizando Resultados e descobriu um mundo de tecnologia que faz a diferença no dia a dia. “A inteligência artificial, que eu conhecia superficialmente, e outras ferramentas são essenciais para otimização de tempo e recursos, por exemplo, e acabam por agregar valor ao melhorar o atendimento ao cliente. Desde a gestão de pessoas, processos, finanças, no atendimento é possível ter as tecnologias a nosso favor. Considero essa parceria muito gratificante porque nós, do Conselho, estamos cumprindo a nossa missão que é levar conhecimento para a contabilidade com a expertise e capilaridade que o Sebrae possui. Tenho certeza de que no ano que vem poderemos ampliar esse trabalho na busca de inovação e aprendizado”, afirmou.

A presidente do CRCGO falou da importância de ter o Sebrae na parceria

O Contabilizando Resultados teve uma programação formada por eventos presenciais, capacitações e consultorias com foco em Transformação Digital e Gestão, que começou em abril. O programa contou com a participação de 10 grupos, sendo 282 empresas e 342 pessoas físicas. Ao todo, foram realizados 1.337 atendimentos presenciais em todo o estado. Entre os eventos, foram realizados o “Café Contábil”, por exemplo, em Goiânia no Sebrae e no CRC, em Caldas Novas, Catalão, Águas Lindas, Mineiros, Itumbiara, Luziânia, Jataí, Porangatu, Goianésia e Jaraguá, que contemplou todas as regionais. Dia do Profissional de Contabilidade, Café com Elas, Conafiscal, Simpósio de Contabilistas, Dia do Contador e uma missão empresarial para Balneário Camboriú, com 14 contadores, também fizeram parte da agenda.

A gestora de Parcerias do Sebrae Goiás, Vera Lúcia de Oliveira, que durante dois anos participou do alinhamento e construção do Programa Contabilizando Resultados com o CRCGO, enfatizou o quanto foi importante levar não só o conhecimento digital e de gestão aos participantes, mas também sobre o empreendedorismo e o quanto isso fez diferença para o grupo.

“Todos alcançaram uma maturidade digital e começaram a transformar as próprias empresas e de agora em diante também vão contribuir para a disseminação do empreendedorismo. Os caminhos de desenvolvimento empresarial são desafiadores, mas vocês demonstraram ter o compromisso necessário para fazer diferença. Cada passo dado é uma construção sólida para o futuro. Não apenas para as empresas de vocês, afinal certeza vocês fazem parte da transformação e evolução para resultados extraordinários”.

Vera Lúcia de Oliveira, gestora de parcerias do Sebrae Goiás, destacou a possibilidade de levar conhecimento aos contadores

Depoimentos – O consultor Alexandre Barra disse que conseguiu desenvolver o trabalho com foco nos pilares da Transformação Digital e de acordo com as necessidades de cada empresa. “Trabalhamos de forma planejada e estratégica e o resultado foi muito positivo. Os profissionais de contabilidade se dedicaram bastante e já estão colhendo os resultados das consultorias em mídias sociais, inteligência artificial, avaliação do Instagram, entre outros temas trabalhados nesse período”, ressaltou.

Dez empresas estavam sob a consultoria de Daniela Medina. O trabalho, segundo ela, foi desafiador e muito intenso, mas que os resultados, no geral, mostraram ganho de 33% das empresas que passaram a ter presença digital. “Faltava presença no Google, no Instagram, na rede social e todos entenderam a importância e que os contabilistas possuem muito conteúdo para publicar, o contrário do que muitos pensavam”, lembrou Daniela.

Para o consultor Bill Wallace, o entendimento da importância da presença das empresas de contabilidade nas redes sociais foi muito bom. “Todos entenderam a relevância de se posicionar, postar conteúdos de interesse do público-alvo e caminhamos para esse pilar da organização, da publicação das postagens, das novas tecnologias que têm surgido. Como consultor, a capacitação foi de grande alcance e impacto”, avaliou Bill.

O empreendedor Cássio Neves de Freitas, da CS Contábil, disse que estava procurando ações de melhoria para a empresa e sabia que tinha que se fazer presente nas redes sociais, mas não sabia como. “As consultorias sobre transformação digital impactaram muito o meu escritório, porque foi como uma bússola para mim, já que me orientou e me direcionou para ações. Os resultados começaram a aparecer de forma muito rápida”, contou.

Já Robson Fernandes Felipe, da Aliança Contábil, afirmou que quem participou do programa poderia se considerar um privilegiado, já que tiveram conhecimento de forma tão didática, como no caso dele, que conseguiu sair de uma bolha do analógico para o digital. “Comecei a escriturar à mão e atualmente tenho a tecnologia para agilizar vários processos e ainda posso mostrar para meus clientes conteúdos relevantes”, comemorou. Robson sugeriu que o programa Contabilizando Resultados tenha uma nova versão no ano que vem, o 2.0, e que em breve ele deve se tornar um youtuber, do tanto que gostou e aprendeu com as consultorias.

A curto prazo, Luciano da Cunha Martins, da JM Contabilidade, conseguiu perceber que os profissionais de contabilidade possuem um campo amplo para trabalhar com informações úteis para clientes e sociedade nas redes sociais. Outra vantagem, segundo ele, é a inteligência artificial, que ajuda a otimizar textos que ficam de fácil compreensão para os clientes. “Nesses dois meses meu escritório teve houve um aumento de faturamento. Posso afirmar que essa intervenção veio para otimizar o nosso trabalho, dar visibilidade para nossa empresa e fomentar um engajamento que eu precisava, mas também não sabia como fazer”, contou.

A analista técnica de Relacionamento e Parcerias do Sebrae Nacional, Fabíola Calazans, marcou presença no evento e destacou os avanços conquistados

Fabíola Calazans, analista técnica de Relacionamento e Parcerias do Sebrae Nacional, participou do encerramento e comemorou os resultados. Ela lembra que o desenvolvimento do programa foi feito com muito cuidado e zelo e com os depoimentos é possível perceber que deu muito certo. “Estamos vendo que vocês desenvolveram um bom trabalho na própria empresa e automaticamente vão impulsionar outros pequenos negócios a se desenvolver e crescer também”, frisou.

Para o ano que vem, o Sebrae Nacional já estuda uma parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e com a Federação Nacional de Contabilidade (FNC) para ampliar o atendimento à categoria. Para Fabíola, a dinâmica presencial funcionou e permitiu uma interação importante entre os participantes e a equipe do Sebrae.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

Relacionados
Publicidade

Veja também

Redação 01 Notícias
Redação 01 Notíciashttp://zeroumnoticias.com.br
Portal Zero Um Notícias de Brasília, Goiás e Brasil.