As montagens podem ser inscritas até 20 de fevereiro. Os selecionados participarão da etapa da Cena Distrito Federal no Rio de Janeiro, que tem fomento de quase R$ 1 milhão do FAC
A 22ª edição do Festival do Teatro Brasileiro, a ser realizada no Rio de Janeiro, está selecionando os espetáculos brasilienses que farão parte da etapa Cena Distrito Federal, promovida com recursos de quase R$ 1 milhão do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).
Serão escolhidas dez montagens cênicas de diferentes segmentos – teatro, dança, circo e performance – para se apresentarem na capital fluminense em data ainda a ser definida. Podem ser inscritos espetáculos que já estrearam ou que estão em processo de criação pelo formulário disponível no site oficial.
Uma equipe de curadoria fará a seleção para captar um panorama da diversidade cênica do Distrito Federal. “A provocação feita aos curadores é que a gente chegue a um resultado que apresente um recorte com os diferentes segmentos da produção do DF”, explica o idealizador e diretor-geral do Festival do Teatro Brasileiro, Sergio Bacelar.
Com a nova categoria de “espetáculos em produção”, o festival pode ter, pela primeira vez, apresentações inéditas. O resultado dos selecionados está previsto para ser divulgado em maio.
Além das apresentações cênicas, o festival conta com uma residência artística de 40 horas, oficinas de dramaturgia e técnica, rodada de negócios e visita para estudantes.
Intercâmbio cultural
Esta será a quinta vez que o Distrito Federal encabeçará uma edição do festival com apoio do FAC. “O DF tem uma situação atípica com relação ao restante das unidades da Federação. O nosso Fundo de Apoio à Cultura vem, de forma continuada, investindo no fomento da produção das artes. Esse é um passo fundamental no amadurecimento da cena”, avalia Bacelar.
O Festival do Teatro Brasileiro nasceu em 1999 para divulgar a produção cênica de um ponto do país para outro. Nos 22 anos de história, o evento circulou por 14 estados, tendo nove estados como objetos de cena. “Este é o único festival nesse formato de circulação de levar o recorte da cena de um determinado estado para o público de outro. É um jeito de aproximar o Brasil de si”, analisa o idealizador do festival.
Serviço
Inscrições – Festival do Teatro Brasileiro
Até 20 de fevereiro neste link.