O Sebrae no Distrito Federal superou, em 2024, a marca de 1 milhão de empreendedores atendidos. A cifra é um marco importante e resulta do empenho diário que a instituição mantém há mais de cinco décadas, com o objetivo de oferecer produtos e serviços de excelência, alinhados às necessidades dos donos de micro e pequenas empresas locais. A atuação é estratégica e se dá por meio da oferta de consultorias, orientações, capacitações e programas personalizados, que abrangem aspectos essenciais para a administração e sustentabilidade dos pequenos negócios no DF.
Para a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, esse resultado expressivo marca a evolução e a relevância da atuação da instituição. “Superar a marca de 1 milhão de atendimentos não apenas simboliza o alcance do Sebrae no DF, mas também reforça a importância dos pequenos negócios na construção de um Distrito Federal mais forte, inovador e sustentável. Nosso compromisso é continuar ao lado dos empreendedores, oferecendo capacitação, suporte e, principalmente, um ambiente favorável para que possam crescer e prosperar”, assegura a superintendente.
A descentralização das atividades da instituição foi um fator fundamental para o alcance da marca. Uma análise detalhada feita pela Assessoria de Gestão Estratégica e Políticas Públicas (AGEP) do Sebrae no DF revela que foram realizados 277.112 atendimentos de orientação, sendo 240.852 deles à distância. As atividades presenciais também corroboraram para o alcance dos números. As capacitações, sobretudo as oficinas temáticas, beneficiaram 275.410 pessoas, enquanto os seminários contaram com a participação de 200.797 pessoas em todo o DF.
Outro ponto de destaque que beneficiou micro e pequenos empreendedores locais foi a utilização estratégica, pelo Sebrae, de canais digitais. Ao todo, mais de 185 mil acessos foram registrados e ampliaram o alcance do Sebrae no DF e ofereceram mais flexibilidade para os empresários em busca de orientações e desenvolvimento de habilidades.
Além disso, a instituição beneficiou 54.611 pessoas que participaram de palestras, bem como outros 36.723 indivíduos que estiveram presentes em cursos, rodadas de negócios, feiras e missões técnicas.
Gerente da AGEP, Jorge Adriano reforça que o número alcançado em 2024 é o mais expressivo da série histórica da instituição. “Nos primeiros anos, o número de atendimentos era mais limitado devido à menor estrutura e aos processos ainda em desenvolvimento. Com o tempo, o Sebrae no DF adotou novas tecnologias e metodologias para ampliar o alcance. Por exemplo, o avanço das plataformas digitais possibilitou o acesso remoto e a ampliação do volume de atendimentos”, pontua.
Para o atendimento personalizado, o Sebrae no DF tem direcionado suas ações em diferentes áreas e perfis de clientes, que incluem pessoas jurídicas (43% do público atendido), microempreendedores individuais (17%), microempresas (20%) e empresas de pequeno porte (6%).
Outro destaque no trabalho do Sebrae no DF foi o atendimento crescente a jovens e professores por meio do projeto Educação Empreendedora, que impactou, até o momento, 515.826 pessoas. A parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, por exemplo, cobriu 90% da rede pública de ensino, reforçando a presença do empreendedorismo no desenvolvimento de jovens e incentivando a cultura empreendedora dentro do ambiente escolar.
Ao avaliar a trajetória da instituição, Rose Rainha destaca o papel do Sebrae no DF na economia local. “Nós auxiliamos pessoas que movimentam a economia do DF e do Brasil. Elas transformam sonhos em realidades e enfrentam desafios diariamente. O Sebrae está sempre pronto para apoiá-los em cada passo, desde o planejamento até a execução, oferecendo as ferramentas e o conhecimento necessários para que cada empreendedor atinja o máximo potencial de seus negócios. Vamos continuar atuando para que o empreendedorismo desponte, cada vez mais, com grandes possibilidades, transformando sonhos em realidades”, conclui Rose.
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