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quinta-feira, 14 novembro 2024
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Sebrae Goiás avança para 2025 com reconhecimentos e conquista de premiações

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Presidida pelo conselheiro Marcelo Baiocchi, a 10ª Reunião Ordinária de 2024 do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás foi realizada no último dia do mês de outubro, 31. Para além dos conselheiros do CDE, a reunião contou também com a participação do presidente do Conselho Fiscal, Humberto Rodrigues de Oliveira.

Ao início da reunião, Marcelo Baiocchi citou ao colegiado a entrevista com o vice-presidente do CDE e coordenador do Comitê de Estratégias do Sebrae Goiás, André Rocha, presente na última edição da Revista Empreender Mais. Na entrevista, o coordenador ressaltou as atribuições do Comitê.

Na sequência, o relator do Comitê de Compliance e Auditoria, José Caetano, apresentou o reporte do Comitê referente ao Programa de Integridade Corporativa do terceiro trimestre de 2024. Segundo ele, todos os apontamentos das auditorias estão de acordo com as normas e, diante disso, os conselheiros aprovaram com unanimidade o Relatório de Auditoria Interna e o Relatório do Programa de Integridade Corporativa e Atividades de Controles Internos, o que demonstra a maturidade no processo de governança corporativa do Sebrae Goiás.

Conselheiro José Caetano (Sebrae Nacional)

Continuamente, os conselheiros deliberaram sobre o parecer produzido pelo Comitê de Estratégias acerca do Plano Anual e Orçamento para 2025. No ato da produção do parecer, o coordenador do Comitê, Pedro Alves, o relator, Márcio César, e o membro, Cláudio Carvalho, já haviam se posicionado favoráveis à aprovação, o que também foi feito pelos demais conselheiros durante a votação.

10ª Reunião Ordinária de 2024

Por sua vez, o relator do Comitê de Governança e Sustentabilidade, Márcio Luís, apresentou ao colegiado a proposta para aquisição de um terreno urbano em Anápolis. A aquisição tem como objetivo a reestruturação do ponto de atendimento do Sebrae localizado na cidade, conforme salientado pelo diretor superintendente da instituição, Antônio Carlos. Pelo exposto, a compra foi aprovada pelo CDE.

“Estou cada vez mais encantado com o Sebrae. Toda oportunidade que eu tenho de conhecer uma nova sistemática interna me impressiona. O trabalho realizado desde a escolha do local para a nova agência até as análises de outros empreendimentos em Anápolis foi muito bem-feito. A estrutura da agência atual não consegue absorver a demanda da cidade”, finalizou o relator do Comitê de Governança e Sustentabilidade.

Conselheiro Márcio Luís (Facieg)

Dando seguimento às apresentações, o auditor interno da instituição, Éder José, expôs aos conselheiros o Relatório Trimestral de Auditoria Interna. Foram salientadas a auditoria com foco em riscos, as auditorias sistêmicas (realizadas pelo Sebrae Nacional), a auditoria sobre as demonstrações contábeis, do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria Geral da União (CGU) e as informações disponíveis no Portal da Transparência do Sistema Sebrae. Até o momento, todos os processos realizados a partir das auditorias estão correndo dentro do prazo.

Auditor interno do Sebrae Goiás, Éder José

Na sequência, a gerente da Unidade de Gestão Corporativa, Thamara Tuanny, realizou a explanação do Relatório Trimestral de Compliance e Integridade Corporativa. Conforme ressaltado por ela, o Sebrae Goiás ocupa a 3ª posição no ranking de aplicabilidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entre todas as UFs do Sebrae. Outros pontos de destaque do trimestre foram a aquisição de uma nova ferramenta para realização de Due Diligence, a criação do manual de Due Diligence do Sistema Sebrae e o desenvolvimento da página de Compliance, que está disponível no site do Sebrae Goiás.

Gerente da Unidade de Gestão Corporativa, Thamara Tuanny

No que lhe diz respeito, o gerente da Unidade de Gestão Estratégica, Francisco Lima, apresentou ao Conselho Deliberativo o Relatório Trimestral do Monitoramento do Orçamento, enfatizando as receitas e despesas do período. A partir de alguns indicadores foi evidenciado a superação de metas estabelecidas para o ano, como no caso do indicador “produtividade”, que já teve 137% da meta executada, ou seja, um superávit de 37% do previsto.

Gerente da Unidade de Gestão Estratégica, Francisco Lima

O diretor superintendente da instituição, por sua vez, exibiu ao Conselho o Relatório Trimestral dos Representantes do Sebrae Goiás em Órgãos Colegiados, conforme Resolução CDE 322/2023. Para compor o Grupo de Trabalho Estadual do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (SEAPA), foram designados os colaboradores Douglas Paranayba (como titular) e Victor Hugo Evangelista (como suplente). Já para compor o Grupo de Trabalho de Vitivinicultura da Vice-Governadoria do Estado de Goiás, foram designadas as analistas Priscila Vilarinho (como titular) e a Florizânia Rodrigues (como suplente).

Diretoria Executiva do Sebrae Goiás e conselheiro Marcelo Baiocchi (Fecomércio)

Para além das apresentações, o diretor Antônio Carlos repassou aos conselheiros informações pertinentes ao conhecimento deles. Segundo ele, a iniciativa de realizar as Feiras do Empreendedor em nove cidades goianas, ao longo do mês de outubro, demonstrou êxito no sentido de descentralizar e ampliar os atendimentos. Por sua vez, o diretor técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa, complementou a informação ressaltando que 14.498 CNPJs foram atendidos nas nove feiras.

Ainda de acordo com o diretor técnico, a instituição recebeu duas premiações recentemente, direcionadas pelo Sebrae Nacional. A primeira diz respeito ao Prêmio Histórias de Quem Atende, que contou com a participação de mais de 3.200 profissionais de todos os estados. A colaboradora Indyanelle Marçal, de Goiás, foi a vencedora da categoria Rede Própria – Atendimento a Projetos. A segunda premiação, que diz respeito ao Net Promoter Score (NPS) das agências do Brasil, colocou a agência de Goiânia (Regional Central) no top 5 daquelas com NPS mais alto entre as 400 que disputaram em todo o país.

Dando continuidade aos repasses da Diretoria Executiva, o diretor de administração e finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia, destacou a certificação Great Place To Work (GPTW) recebida pela instituição. Com o selo, o Sebrae é caracterizado como um ótimo lugar para se trabalhar (a partir de uma pesquisa realizada entre os próprios funcionários).

Diretor de administração e finanças, João Carlos Gouveia (esquerda)

Além disso, o diretor João Gouveia parabenizou as colaboradoras Veronice Costa e Carla Magna pelos lançamentos dos livros escritos por elas. Pelas mãos das próprias autoras, o conselheiro Marcelo Baiocchi, que presidiu a reunião, recebeu um exemplar do livro “Uma conversa com a alma”, escrito pela Veronice, e do livro “Virtudes cotidianas: um olhar positivo sobre a vida”, de autoria da Carla.

“Não é à toa que esse é um ótimo lugar para se trabalhar. Nós falamos muito de inovação e de entregar o melhor aos nossos clientes, mas esse ambiente também é apropriado para o nosso desenvolvimento pessoal”, comentou Veronice. O diretor de administração e finanças saudou as escritoras dizendo que “esses são dois bons exemplos que precisamos destacar dentro da casa”.

Carla e Veronice durante entrega dos livros

Ao fim da reunião, os aniversariantes Fabrício Amaral (SEAD) e Eder José (Sebrae Goiás) foram homenageados junto ao Conselho Deliberativo Estadual. A conselheira e aniversariante Adryanna Caiado (Agência de Fomento), que não esteve presente, também foi homenageada na comemoração.

Fabrício Amaral à esquerda (SEAD) e Eder José à direita (Sebrae Goiás)

E, como último ato do encontro do mês de outubro, os conselheiros foram apresentados à Lis, a atendente virtual do Sebrae Goiás, que foi programada para transmitir conhecimentos da instituição a partir do uso de inteligência artificial.

Conselheiros em contato com a Lis
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