
Na noite de terça-feira (4), a sede do Sebrae Goiás, em Goiânia, reuniu empresários participantes do “Juntos Somos Mais Fortes”, no encerramento e entrega da certificação da jornada 2024. O programa é fruto de parceria entre o Sebrae Goiás e o SICOOB Crediadag. Na oportunidade, também foi apresentado aos empresários o programa Agentes Locais de Inovação (ALI), atendimento de continuidade aos pequenos negócios, com objetivo de fortalecer e melhorar sua competitividade no mercado.
Gerente da Regional Central do Sebrae Goiás, Larissa de Souza Ribeiro salientou a importância da parceria em que Sebrae e SICOOB Crediadag unem forças para aplicar junto ao empresário, por meio de consultorias, um acompanhamento e uma rotina de trabalho. “É um programa para fortalecer esses pequenos negócios, resolver as suas dores e melhorar a sustentabilidade desses negócios”, assinalou.
Larissa detalhou que o programa acompanha o empresário. “Ele faz uma consultoria que nós chamamos de intervenção, uma consultoria gerencial e ajuda esse empresário a mapear esse negócio. Para tanto, é aplicado um diagnóstico”, disse.

Contudo, a gerente ressaltou a importância de que para o empresário conseguir a perenidade no desenvolvimento, fortalecimento e melhoria na competitividade, ele precisa continuar esse relacionamento com o Sebrae. “Além de celebrarmos esses resultados e apresentarmos para eles, falaremos um pouquinho sobre o que o Sebrae tem à frente, como o Brasil Mais Produtivo, oportunidade de ele ser acompanhado por um Agente Local de Inovação (ALI)”, informou.
Larissa explicou ainda que esse agente vai ficar cinco meses dentro da empresa. “Todo o processo dura seis meses, mas ele vai ficar cinco meses com a empresa, ajudando dentro dos seus processos de inovação, tendo um olhar para a inovação. Com isso, a gente ajuda a manter essa empresa mais competitiva”, explicou.
A gerente relembrou que o programa inicialmente era para ajudar essas empresas a retomar sua capacidade de pagamento e honrar aqueles empréstimos que haviam feito com o banco. “Essa parceria deu tão certo que a gente está ampliando agora para todos os cooperados e isso está sendo oferecido como um benefício da cooperativa ao pequeno empresário”, salientou. Além da atuação em finanças, o programa também orienta na gestão de pessoas, processos, marketing e vendas, com várias temáticas de gestão, sempre com acompanhamento do consultor.
Diante dos resultados, para este ano, foram formadas seis turmas e a sétima está em formação. A ação junto às empresas terá início ainda neste mês de fevereiro. “Os gerentes trouxeram para a gente mais clientes para esse atendimento. Estamos unindo forças, para atender esses cooperados e aumentar a competitividade, relevante para os pequenos negócios”, concluiu a gerente.

Romes Oliveira Alves, diretor de Negócios da SICOOB Crediadag, ressaltou a importância dessa parceria com o Sebrae e da promoção da capacitação e qualificação das empresas. “Parabenizo o Sebrae e nossos cooperados que participaram do Juntos Somos Mais Fortes. Esse é um programa no qual eles buscam credenciar ainda mais os nossos cooperados para o mercado em que atuam”, disse.
Ele destacou ainda que esta é a oportunidade em que o Sebrae tira todas as dúvidas dos empresários. “Dá uma consultoria muito específica para a necessidade que aquele cooperado, aquela empresa, está necessitando neste momento. A gente busca muito com isso, praticar a justiça financeira”, complementou.
Rhaiane Martinelli, gestora do ALI Produtividade e analista da Regional Central do Sebrae Goiás, explicou que o programa vai dar continuidade ao atendimento a esses empresários. “Eles estão saindo do programa do Juntos Somo Mais Fortes, e aqui no Sebrae a gente sempre tem a ideia de continuidade no atendimento. Sempre queremos manter o relacionamento com esse cliente. Nós estamos agora com as inscrições abertas para o Brasil Mais Produtivo, o ALI Produtividade, que é um acompanhamento de seis meses”, destacou.

Visão do empresário
Clayton Ferreira da Silva, empresário do ramo de artigos para calçados, com loja em Campinas, expressou o quanto a participação no programa foi importante para sua empresa, principalmente na área financeira. “Passamos a ver muitas coisas que antes a gente não enxergava”, afirmou.
Para o empresário, a experiência com a consultoria rendeu resultados, principalmente na área financeira da empresa, na qual sentia mais necessidade de suporte. “A experiência da consultoria foi ótima, pois abriu bastante a mente da gente como administradores. Foi uma parceria boa”, disse.
A expectativa de Clayton é das melhores, com a continuidade do aprendizado. “Conhecimento nunca é desperdiçado. Conforme o tempo vai passando, a gente vai adquirindo mais conhecimento e as coisas ficam cada vez melhores”, afirmou.

Já o empresário do ramo de vidraçaria Wenderson Martins contou que a gerente que o atende falou sobre a consultoria. “Resolvi entrar e gostei demais, porque os consultores são muito atenciosos. A gente conseguiu evoluir e alcançar melhores resultados, principalmente na parte financeira. Eu estava com bastante dificuldade nessa área”, informou.
Segundo Wenderson, a meta é prosseguir na jornada de crescimento. “Vou continuar evoluindo e procurando o Sebrae com o leque de oportunidades de aprendizado que ele oferece”, concluiu.

A noite de celebração contou também com palestra de Leandro Garibaldi, consultor do Sebrae. Ele abordou a aplicação de Inteligência Artificial voltada para pequenos negócios e conceituou temas como internet, inteligência artificial, Deep Learning e Machine Learning. Além disso, apresentou algumas ferramentas que podem ser aplicadas no dia a dia dos negócios. “Elas são para otimizar o trabalho, dar mais celeridade nos processos, com mais eficiência”, sublinhou.

Negócios mais sólidos e sustentáveis
Segundo a analista do Sebrae e gestora do Juntos Somos Mais Fortes, Giovana Cláudio, três turmas participaram da edição 2024. “O programa é uma trilha de desenvolvimento que oferece, por meio de diagnóstico, consultorias e capacitações, o suporte para que o empreendedor melhore suas práticas de gestão”, destacou.
Giovana detalhou que o programa é dividido em três etapas. Primeiro conta com visitação in loco, quando é aplicado diagnóstico Raio-X Sebrae, que aborda áreas de gestão: planejamento, mercado, vendas, qualidade, inovação, finanças e pessoas.
Já na segunda etapa é realizada devolutiva com o cliente para definição da temática de consultoria que será realizada. Na terceira última e etapa é realizada uma consultoria com duração de 15 horas. A jornada completa tem duração média de 90 dias.
Giovana reitera sobre a relevância da participação no programa, a fim de melhorar o desempenho do negócio, desenvolver competências empreendedoras, profissionalizar a gestão, aumentar a competitividade e assegurar a sobrevivência do negócio.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn