O Sebrae Goiás lançou oficialmente no sábado (9) o Núcleo de Moda durante o Aparecida Fashion Day, para celebrar o processo de desenvolvimento local impulsionado pela Trilha da Moda promovida em Aparecida de Goiânia. O objetivo é destacar a moda e fortalecer o segmento na região.
O evento foi uma vitrine para mostrar ao público o potencial das empresas participantes e o talento dos empresários locais, com fortalecimento para a economia criativa e geração de novas oportunidades de negócios e parcerias. O espaço, na sede da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), deu lugar à comercialização de produtos, além de desfile virtual com as marcas atendidas pela Trilha da Moda e um bate-papo com a consultora de moda e imagem Lu Moreira.
Renata Lopes, analista do Sebrae e gestora da Moda de Aparecida de Goiânia, destacou a satisfação pelo resultado apresentado pela equipe em uma trajetória iniciada em março de 2024. O projeto acompanhou 20 empresários de moda do município. No decorrer do período, em parceria com o Núcleo da Moda, a Companhia de Desenvolvimento de Aparecida de Goiânia (Codap) e a Aciag foram realizadas capacitações e consultorias. “Cada empresário tem um depoimento para contar que, depois que o Sebrae entrou nas suas vidas, tudo foi transformado. Têm tanto o CNPJ, quanto o CPF fortes. Nós trabalhamos tanto o lado pessoal quanto o profissional”, comemorou Renata.
A consultora do Sebrae Lu Moreira explicou que idealizou e conduziu o processo. “Participei desde a apresentação da proposta, da elaboração da Trilha em si até toda a condução. Estamos mostrando o resultado final, da evolução desse grupo”, destacou.
Para a consultora, o trabalho foi uma experiência rica. “Eu gosto de ver o crescimento das empresas, principalmente os pequenos negócios. A gente pega na mão e vai vendo o crescimento. Me sinto muito gratificada pelos resultados que nós alcançamos”, comemorou.
O empresário do setor calçadista Vilmar Tavares, da Aline Amâncio, ressaltou a importância do trabalho promovido pelo Núcleo da Moda. “Desde que começamos, precisávamos de um suporte técnico. Nós temos a mecânica, sabemos fazer o produto. Mas o apoio do Sebrae e do Núcleo da Moda nos direcionou um horizonte”, afirmou.
Para Vilmar, a parceria tem sido importante para que focar mais nos detalhes que fazem diferença no crescimento da empresa. “Tem sido um apoio fundamental, uma parceria de sucesso. O Fashion Day possibilita a representatividade do nosso trabalho. O apoio que realmente precisávamos para divulgar mais nosso produto. São portas se abrindo”, comemorou.
Trajetória de trabalho
Por sua vez, Cléia Sousa de Araújo, assessora da Codap e coordenadora do Núcleo da Moda, detalhou que o núcleo foi idealizado pelo presidente da Codap, Luiz Maronezi, para prospecção das confecções de Aparecida e a criação de ações em conjunto, voltadas à promoção dessas marcas e da moda do município. “Até então não tínhamos cadastro de ninguém. Nós não tínhamos contato e não sabia onde encontrá-las. Algumas já têm renome. Essas a gente já localizava mais fácil. Já as outras a gente foi garimpando”, pontuou.
A partir de vários parceiros, outras confecções foram indicadas e o grupo reuniu 50 confecções no Núcleo da Moda. “Realizamos ações ouvindo os confeccionistas, ouvindo sugestões deles de como a gente pode conduzir, porque o projeto é com eles, para eles e por eles”, contou Cléia.
A partir disso, tiveram início as primeiras reuniões, a princípio com poucas confecções. Conforme os dias passavam, a prospecção aumentava e mais confeccionistas eram atraídos. Nisso o Sebrae entrou como um grande parceiro para capacitar os confeccionistas.
Cléia informou também que, a pedido das confecções, receberam consultoria de moda e de digital. “O Sebrae nos proporcionou a consultoria de Lu Moreira, que nos acompanhou desde o início, com a criação do planejamento estratégico para o núcleo da moda, e depois, com consultorias e oficinas. Vários outros profissionais do Sebrae também colaboraram”.
Luiz Antônio Faustino Maronezi, presidente da Codap, afirmou que o trabalho representa um avanço. “O grupo da moda está surpreendendo. Nós vamos ser mais fortes. O projeto que eu tenho com o grupo da moda é muito grande”.
Ineuza Garbin Bertussi, vice-presidente da Aciag, salientou a importância do trabalho realizado junto às confecções e parabenizou a evolução, que considera um marco para o crescimento econômico da cidade. “Sabemos o quanto o Sebrae faz diferença nessa economia de confecção e apoia o crescimento do Estado. Aparecida está muito presente no mercado por meio do grupo da moda”.
Já a presidente da Aciag Mulher, Gabriella Lima, destacou a importância da realização de eventos que dão credibilidade às empreendedoras do município. Ao reconhecer a dificuldade de empreender, estimulou as empreendedoras ressaltando que “é preciso coragem para começar, desenvoltura e persistência para permanecer no mercado”.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
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