Goiás se destaca no cenário nacional quando o assunto é empreendedorismo feminino. Com uma taxa de empreendedoras de 33,7%, equivalente à média brasileira, que é de 33,9%, o estado demonstra um forte protagonismo feminino nos negócios. Mas, ao analisar todos os dados, o quadro que se revela é complexo, com avanços significativos acompanhados por desafios persistentes. Lado a lado com o crescimento no número de empreendedoras estão a informalidade (57,3%) e a desigualdade de gênero no rendimento médio, em que os homens apresentam uma taxa 58,4% maior.
Nos últimos anos o número de mulheres empreendedoras em Goiás tem crescido de forma consistente, com uma trajetória ascendente desde 2019. O estado passou de 146.815 para 348.920 mulheres à frente de empreendimentos. Este cenário positivo é impulsionado, em grande parte, pela faixa etária entre 34 e 54 anos, que concentra o maior contingente de mulheres na liderança dos próprios negócios (45,4%), seguidas pelo grupo etário de até 34 anos, com 35,2%.
O perfil das empreendedoras goianas revela uma predominância de mulheres com ensino médio completo (39,2%) e com ensino superior completo (31,8%), o que indica um nível educacional relevante para o desenvolvimento dos empreendimentos. Além disso, a autodeclaração como negras por parte da maioria das empreendedoras (54,4%), contra 44,6% de mulheres brancas, evidencia a diversidade e a representatividade desse grupo no cenário econômico goiano.
Para discutir esses temas, capacitar e motivar empreendedoras a impulsionarem seus negócios, com ações inovadoras e inspiradoras, o Sebrae Goiás comemora no dia 19 de novembro, das 9h às 17h, o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, com um evento com o tema “Empreender, Inspirar e Transformar”. O encontro, que será na sede da instituição, em Goiânia, tem como foco transformar ideias em realidades lucrativas e trabalhar habilidades de liderança, estratégia e inovação para gerar impactos positivos tanto no mercado quanto na sociedade.
As participantes terão acesso a palestras, rodas de conversa, Momento Furacão, Momento Prêmio Mulher de Negócios, Momento Networking, pitch (apresentação) de negócios e exposição de produtos e serviços. O evento pode ser uma inspiração para outras mulheres empreendedoras, já que o Sebrae Goiás tem uma finalista nacional no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN), na categoria Pequenos Negócios. Evellyne Borges Costa, de Jataí, venceu as etapas estadual e regional e participa no dia 21 de novembro da cerimônia de premiação. Na ocasião, Evellyne concorrerá com outras 25 finalistas, em Florianópolis, Santa Catarina.
Programação
9h – recepção; 9h30 – abertura oficial; 10h – palestra “Transformar a Realidade: o Poder do Empreendedorismo e da Sororidade”, com a CEO da Be.Labs, Macela Fujiy, Momento Furacão com Roda de Conversa, Momento PSMN com Roda de Conversa; 12h30 às 13h – brunch, conexão e exposição de produtos; 13h30 – palestra com tema “Conexão com a Alma”, com Verônica da Silva Costa, gerente da Unidade de Finanças do Sebrae Goiás; 14h às 16h – Networking de Negócios; 16h às 17h – pitch (apresentações de negócios); 17h – encerramento com a palestra da psicóloga e analista do Sebrae Carla Ianaguivara com tema “Virtudes Cotidianas”.
SERVIÇO
Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino
Evento: “Empreender, Inspirar e Transformar”
Data: 19/11
Hora: 9h às 17h
Local: Auditório do Sebrae Goiás, avenida T-3, nº1000, Setor Bueno, próximo à Igreja Videira