
Atento às tendências globais, o Sebrae Goiás realizou nesta terça-feira (4) o encontro Integra Engajamento e Inovação, que reuniu cerca de 500 fornecedores credenciados de consultoria e instrutoria de todo estado para o alinhamento das diretrizes de atendimentos e os direcionamentos estratégicos para a atuação em 2025. O evento aconteceu no Espaço Memoratto, em Goiânia, e contou com a participação, na abertura, do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE), José Mário Schreiner. Participaram também o diretor superintendente, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o diretor Técnico, Marcelo Lessa, o diretor Administrativo e Financeiro, João Carlos Gouveia, gerentes das regionais e gestores da Regional Central.
O objetivo principal do Integra Credenciados foi promover a integração e abordar as expectativas da instituição, com foco na atuação especializada dos consultores, na ampliação do papel como facilitadores de soluções e resultados, na excelência no atendimento, na qualidade da prestação de serviços e na satisfação dos clientes atendidos. Como parceiro estratégico do ecossistema empreendedor, a inovação por meio da Inteligência Artificial (IA) foi o tema destaque em todas as falas dos diretores, gerentes e gestores presentes. Eles entendem que os micro e pequenos empresários precisam ter acesso às ferramentas, serem capacitados nessa tecnologia para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades da nova economia.

O presidente do CDE, José Mário Schreiner, falou da felicidade em participar da abertura do Integra Credenciados para dizer que o Sebrae Goiás conseguiu um nível de excelência que é reconhecido nacionalmente. “Isso nós conseguimos por meio das pessoas, de todas as pessoas que fazem parte da instituição, desde o conselho, diretoria, os colaboradores, juntamente com os consultores e instrutores parceiros. É dessa forma que nossos braços podem chegar mais longe e alcançar aqueles que mais precisam dos nossos atendimentos”, afirmou.
A IA, enfatiza o presidente, veio para ficar e a instituição tem se preparado junto com parceiros para atender essa demanda. O Sebrae Goiás, como agente de transformação, vai oferecer cada vez mais soluções inovadoras e personalizadas que acompanhem a evolução do mercado. “O tema principal do Integra é Inovação e todos precisam estar capacitados para atender nosso público. Por trás de uma IA tem que ter pessoas que saibam trabalhar com essa tecnologia e levar o que há de melhor para todos os pequenos negócios”, ressaltou. Schreiner aproveitou para lembrar a meta de 2 milhões de atendimentos, que é um desafio da gestão. “Nós chegamos em dezembro de 2024 com 16% além da meta prevista para os primeiros dois anos e parabenizo todos vocês que fazem parte dessa jornada.”

Os indicadores de resultados de 2024 foram mostrados pelo diretor técnico Marcelo Lessa, que disse que os números positivos não seriam possíveis sem a parceria dos consultores e instrutores. Para 2025, o cenário, segundo Lessa, vai exigir ainda mais engajamento de todos para atingir as metas definidas pelo CDE com apoio da diretoria. “O importante é nos manter como uma instituição que sempre está à frente do tempo, tanto que muitos já estão orientando na prática o uso da IA nos ambientes dos pequenos negócios, implementando a Inteligência Artificial nas micro e pequenas empresas, tornando-as mais competitivas e dinâmicas. E o mais interessante: não vence o mais forte, mas sempre o mais adaptado, e é nessa linha que pretendemos sempre trabalhar”, frisou o diretor técnico.

O compromisso e a missão de compartilhar o direcionamento estratégico, os resultados que o Sebrae tem alcançado e as oportunidades, foram citadas pelo diretor superintendente, Antônio Carlos de Souza Lima Neto. “Nos sentimos motivados e orgulhosos por chegarmos até aqui e promovermos o engajamento dos credenciados nesse processo. Tenho na minha concepção que todos estão envolvidos em boas ações que precisam ser repercutidas porque a história do Sebrae vem sendo contada há 52 anos e não é feita apenas por uma gestão, mas com todos que fazem parte da instituição”, analisou.
Para Antônio Carlos, o principal compromisso de todos do Sebrae Goiás é fortalecer o empreendedor, que vê na instituição uma esperança para conseguir enfrentar os desafios e alcançar os melhores resultados e indicadores. Em 2024 foram mais de 195 mil empresas atendidas e mais de 631 mil atendimentos realizados. “Apesar do desafio que temos de atendimento, temos que garantir a excelência do resultado. Nosso encontro é também para reafirmamos nosso compromisso e engajamento com nossa missão. Esse desafio é diário, de ampliarmos nossas ações e atendermos a expectativa do setor, nas suas diversas esferas de atuação, seja o agro, a indústria, o comércio, serviços, o turismo, todos os setores que promovem a economia”, destacou.
Relevância – A gerente regional de Atendimento do Sebrae Goiás, Camila Moreira, mostrou aos participantes como o Sebrae se torna relevante e com números tão positivos no mercado. “Conseguimos isso trabalhando o empreendedorismo, que a gente sabe fazer, e levar para o empresário o melhor em gestão, tecnologia e inovação”, salientou. Ela também reforçou que o que será preconizado para 2025 é a Inteligência Artificial que será utilizada cada vez com mais frequência, tantos nas sedes como nos atendimentos aos empreendimentos de micro e pequeno porte.
Camila Moreira lembra que o Programa Sebrae na Sua Empresa, o Sense, já utiliza amplamente a IA nos atendimentos e que a expansão do conhecimento de todos do Sebrae será feita de forma ágil. “A IA traz eficiência para as operações, ela pode ser usada para decisões mais inteligentes e para ter um crescimento digital. E é preciso desmistificar isso nos atendimentos aos empresários mais conservadores”, frisou a gerente.

Por meio da IA é possível gerar conteúdo, melhorar a presença online, tomar decisões mais assertivas, além de atuar dentro da empresa através de dados e desenvolver várias habilidades digitais, segundo Camila. “O meu convite para vocês esse ano é se aproximarem da temática, estudarem, estarem cada vez mais empenhados. É o convite da nossa diretoria para os colaboradores do Sebrae. A IA não vai nos substituir, mas precisamos saber utilizar essa ferramenta”, destacou.
Durante o evento, Adriana Vetorazzo, gestora estadual do CRM, apresentou uma plataforma de atendimento ao cliente que foi atualizada e entrará em funcionamento em breve em todos os Sebrae do país. Com nome de Foco, a plataforma vai garantir cada vez mais um relacionamento com os empreendedores e uma experiência de atendimento diferenciada e personalizada.
Integra Engajamento e Inovação – A Unidade de Operações (UOP) do Sebrae Goiás foi responsável pela realização do evento, que foi pensado com a diretoria e o CDE. A gerente da unidade, Poliana Miron, explicou que o Integra é realizado anualmente e é o momento que o Sebrae prepara os fornecedores credenciados de consultoria e instrutoria para o ano que se inicia. “Nós temos como objetivo nesse ano trabalhar a integração, o engajamento e a inovação. É o momento que nós alinhamos as nossas diretrizes de atuação, abordamos nossas estratégias de atendimento e as expectativas da instituição em relação à atuação do profissional credenciado”, explicou.
A programação do evento contou com palestra sobre inteligência artificial, ministrada por Állan Christopher; um stand-up corporativo com Bruno Romano; a divulgação do resultado do engajamento no Integra Game, com rodada bônus e premiações; e uma palestra com tema Diversidade, como forma de promover a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios, em que foi abordado a diversidade, inclusão, a equidade e o pertencimento, com a palestrante Patrícia Ramos. O encerramento foi feito pelo diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn