A cena política nacional ganhou um novo protagonista nesta terça-feira com o anúncio formal da federação União Progressista, resultado da união estratégica entre o União Brasil e o Progressistas (PP). A aliança já nasce com o título de maior bancada do Congresso Nacional, concentrando 109 deputados federais e 14 senadores, um contingente que promete remodelar as dinâmicas de votação e a agenda legislativa.
Celina Leão, vice-governadora e figura de destaque do Progressistas (PP), celebrou a formalização da federação com o União Brasil, ressaltando a relevância da nova aliança para o cenário político nacional. Em uma publicação nas redes sociais, a vice-governadora destacou: “O Progressistas segue fazendo história! Oficializamos hoje a federação com o União Brasil, formando a maior força política do Congresso. Já somos 109 deputados federais, 14 senadores, 1.336 prefeitos e 6 governadores em todo o Brasil. Essa aliança representa o desejo e o compromisso de colocar o país no rumo certo, centrado no diálogo e na confiança para a construção do país que queremos. Um Brasil próspero, moderno e com responsabilidade fiscal e social. Seguiremos firmes, com autonomia, responsabilidade e compromisso com o futuro do nosso país”, disse.
Com bolsonaristas e sem petistas
Apesar de contar com quatro ministros no governo Lula, líderes da nova federação debatem a possibilidade de um eventual desembarque, sinalizando uma postura de independência e autonomia. A presença de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro na cerimônia de anúncio da federação, com a ausência de petistas, mostra a complexidade do cenário político e as diversas correntes que compõem a União Progressista.
Fonte: 84Notícias