As consultas ao Sistema Valores a Receber serão retomadas no dia (14/2) , e será exclusivamente no site valoresareceber.bcb.gov.br.
A ferramenta foi tirada do ar no último dia 25 de janeiro, após o alto número de acessos desestabilizar o site da autoridade monetária, responsável pela consulta.
Segundo o BC, no dia do lançamento (24/1), a quantidade de acessos ao site foi 20 vezes maior que um dia de alto volume — ou 50 vezes maior que um dia normal. O sistema foi lançado no final de 2021.
No momento da consulta você saberá se tem valor a receber e, caso positivo, receberá a data para conhecer esses valores e solicitar sua transferência, a partir do dia 07/03/2022. Não deixe de voltar ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada. Se não comparecer nessa data, você terá que fazer uma nova consulta para receber uma nova data. Mas não se preocupe, mesmo se você não consultar ou solicitar os valores na data agendada, eles continuarão guardados à sua espera.
O Bacen ressalta que não será possível consultar ou solicitar os valores no site principal do Banco Central nem dentro do sistema Registrato. Todas as consultas e solicitação serão feitas exclusivamente no site exclusivo.
Para acessar o site você precisará de um login Gov.br nível prata ou ouro para acessar o Sistema Valores a Receber. Não será possível acessar o sistema com seu login Registrato. Se você ainda não tem login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store).
Em nota, o Bacen também alerta o cidadão para que não caia em golpes utilizando o SVR. O único site para consulta e solicitação no sistema é o valoresareceber.bcb.gov.br. Não enviaremos links e ninguém está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.
Caso queira acessar o site principal do BC para consultar outras informações clique aqui.